27 de novembro de 2008

Parkour

Parkour, mais que um monte de gente pulando e querendo se mostrar, uma filosofia e uma forma de se exercitar, este será o tema de hoje.

Os movimentos do Parkour são usados desde o início da humanidade, porém o parkour só começou a ser denominado por volta dos anos 80 quando um grupo de muleques de Lisses na França resolveram levar a sério o estilo militar de cruzar obstáculos.

Parkour é um termo inventado por David Belle e Hubert Koundé em 1998. David Belle é conhecido como o criador do parkour por seu pai, Raymond Belle, ter lhe repassado a filosofia do "Método Natural" e as técnicas militares.

O objetivo do Parkour é chegar de um ponto A até um ponto B de maneira mais rápida e fluente possível. Sendo assim, dar mortais e outras frescuras só porque é bonito não pode ser chamado de parkour, porém é completamente normal um Traceur (como são chamados os praticantes do parkour) fazer essas coisas só por diversão.

Porém, quando só o que importa é se o pulo vai ficar bonito, aí já é outra coisa, segundo Sebastien Foucan, Free Style. Na minha opnião ele só queria ter um esporte próprio para não ter que dividir os créditos, porém é no Free Style, com suas manobras mais acrobáticas e bonitas, que o marketing investe. E realmente o Free Style ou Free Running é algo mais comercial mesmo, só que muitos o confundem com Parkour com FreeRunning justamente por causa dos comerciais.

O Parkour nos ensina a superar obstáculos, tanto reais como os que se enfrenta na vida, porque se você pode superar um muro de 2 vezes sua altura, então você é capaz de enfrentar outros problemas.
Além disso, você estará fortalecendo seu corpo e estará preparado para diversas situações, como fugir de assaltos por exemplo.

Uma idéia tirada do Methode Naturelle(Método Natural), que é "Ser forte para ser útil" sintetiza bem o conceito de se usar o parkour de uma forma prática e aplicada, de forma que você esteja preparado para ajudar o próximo.

Para fins informativos consulte a Le Parkour Brasil, fonte de várias informações e até como começar.


É isso aí, terminamos a semana de textos que fazem você pensar (inventei isso agora). Obrigado e voltem sempre.

2 deboches:

Renato disse...

Muito bom, muito bom. =D
Parkour é foda. Eu não conseguiria nem pular de uma janela direto, sem precisar parar, contar até três e escrever meu testamento. XD

Muito foda.

Renato disse...

Até porque o baguiu é fistaile!!

Postar um comentário